quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Processo de Recrutamento e Seleção nas empresas de Pequeno Porte

  • Andréa Lopes e Fernanda Santos
Empresas de Pequeno Porte:
A maioria das empresas de pequeno porte, não possuem um departamento de recursos humanos estruturado, ou algum profissional específico para isso. A importância do planejamento, controle e condução do processo de gestão de pessoas é de extrema importância também em pequenas organizações, pois elas também são compostas de pessoas, pessoas com necessidades, com anseios e expectativas de crescimento e desenvolvimento profissional. Alguns empresários resumem a gestão de pessoas no seu negócio apenas a questões burocráticas de departamento pessoal tais como: recrutamento e seleção, admissão, demissão e controle de benefícios e folha de pagamento. Estamos em pleno ano 2011, sabemos mais do que nunca que fazer gestão de pessoas é muito mais do que isso, daí surge à importância do desenvolvimento de subsistemas de RH. Ainda que sejam implantados de maneira mais simples, eles se aplicam perfeitamente em pequenas organizações.

  • Jessica de Carvalho e Janine Mello
Grandes Empresas:
 É agregar talentos à sua equipe de funcionários é uma forma de fazer com que a empresa aumente e melhore seu  desempenho diante do mercado em que atua, fortalecendo sua imagem junto a clientes e fornecedores.
O processo de recrutamento é de suma importância para o sucesso das empresas, pois é através dele que as organizações conseguem identificar talentos que fazem o diferencial neste mercado competitivo. Um desafio atual é a capacitação de pessoas para preencher vagas, sendo que a ausência de critérios e instrumentos à seleção pode acarretar problemas sérios ocasionando perdas financeiras e afastamento de clientes.
Uma ferramenta essencial para a empresa moderna é a Administração de Recursos Humanos, qual consiste em planejar, desenvolver, coordenar e controlar as pessoas que fazem parte da empresa visando promover seu maior desempenho.
Nessa relação à empresa representa a forma que as pessoas têm de realizar seus objetivos e metas individuais, que estejam relacionados direta ou indiretamente ao trabalho, de modo que haja uma troca e sinergia de esforços, ou seja, a empresa colabora com a realização do indivíduo enquanto o indivíduo colabora para o desenvolvimento e realização da empresa..


  • Hosana Pereira e Jussara Junqueira
Empresas de Grande porte:
O processo de seleção é essencial para o sucesso de uma empresa, pois é através dele que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença neste mercado tão competitivo. O grande desafio atual é a condução do processo de contratação que, na maioria das vezes, é muito falho. A falta de critérios e instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso, e na maioria das vezes, pode gerar grandes perdas financeiras.
Cientes da importância de não cometer erros durante a contratação, nós desenvolvemos um trabalho, sempre enfatizando a necessidade de também realizar um processo de seleção especial e personalizado para cada empresa e cargo. Isso porque é durante esta fase que conseguimos identificar, através de testes psicológicos, de personalidade e de entrevistas, não só informações que vão nos dizer se o candidato preenche os requisitos da vaga, mas, principalmente, se ele se enquadra à cultura da organização.
Assim, buscamos erradicar uma série de falhas que possam comprometer o processo da contratação como também detectamos os valores do profissional que poderão, num futuro próximo, ser transformados em competência essencial para a empresa.
Mais do que nunca, contratar e reter talentos é, hoje, um processo que exige muito profissionalismo. Afinal, ele também funciona como um cartão de visitas da empresa diante do candidato. Se ele for entrevistado por um recrutador despreparado, que não seja comprometido com a filosofia da empresa e que esteja mais preocupado em oferecer quantidade do que qualidade, certamente, o candidato vai captar e divulgar esta imagem distorcida.
Com a consciência de que não dá para acertar sempre, pois o ser humano é muito complexo e encontrar talentos não fácil, acreditamos que, um trabalho sério, que possua como foco a qualidade na gestão de recursos humanos, pode atingir o objetivo máximo de tornar sua empresa competitiva e lucrativa.

  • Crenilda,Fernanda Nascimento e Marcilene. 
Empresas de Pequeno Porte:
A cada dia a busca por emprego vem crescendo  e o mercado de trabalho exige mais qualificação profissional,   os selecionadores e recrutadores tem grande responsabilidade de descobrir pessoas com potenciais , talentos e habilidades para assumir determinadas funções. Essas pessoas são incumbidas de enxergar certas aptidões que muitas das vezes não são percebidas somente por uma dinâmica ou por um currículo,através da entrevista ou   seja através do contato pessoal eles tem como analizar de perto algumas qualidades que antes não foram percebidas, por isso acreditamos que a entrevista  é mais eficaz   para avaliar  os canditatos às vagas.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário